10 motivos para consumir alimentos com IG baixo
1. O coração agradece, segundo pesquisas feitas pela universidade de Harvard, o consumo elevado de carboidratos refinados por mulheres reduz em 10% a taxa de colesterol bom no sangue. O bom colesterol protege a saúde do coração.
2. Níveis elevados do aminoácido homocisteína estão relacionados com distúrbios cardíacos e ao surgimento do mal de Alzheimer na velhice.
uma simples medida como substituir o arroz refinado pelo integral, faz cair drasticamente o nível de homocisteína.
3. Uma dieta rica em alimentos com IG alto pode elevar o risco de contrair câncer de mama, porque níveis elevados de insulina levam à produção de hormônios do crescimento semelhantes à insulina (insulina símele), que estimulam o crescimento de células cancerígenas na mama.
4. Profissionais da saúde recomendam o consumo diário de 25-30 g de fibras. O alto teor de fibras é um dos fatores que tornam um alimento baixo em IG; assim aumentando a ingestão de alimentos com IG baixo, você atingirá o consumo recomendado de fibras mais facilmente. As fibras ainda estimulam o emagrecimento, pois ajudam a remover as calorias gordas do sistema.
5. Muitos dermatologistas acreditam que os carboidratos refinados provocam inflamação cutânea, prejudicando as fibras de colágeno e a elastina que mantém a pele firme. Portanto, reduzir os doces na sua dieta pode ajudar a rejuvesnecer.
6. a redução dos níveis de insulina favorece o combate à acne e a pele oleosa. Índices elevados de insulina desencadeiam a liberação de andrógenos no organismo, estimulando a produção excessiva de sebo.
7. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o número de diabéticos dobrará até o ano de 2030. A adoção coletiva de uma dieta de IG baixo, poderá fazer esse número cair radicalmente. Além disso a dieta pode contribuir para um controle mais eficaz do diabetes, já que ajuda a manter a glicemia estável.
8. Uma dieta de IG baixo pode diminuir a suscetibilidade a derrames. Mulheres que substituem uma única porção de carboidratos refinados por uma com carboidratos integral reduzem o risco de um derrame em 40%, afirmam os pesquisadores da universidade Harvard.
9. Os doces atacam o sistema imunológico. Ao combater uma doença, um leucócito normal é capaz de destruir 14 germes por hora. Porém quando exposto a 100g de açúcar, esse número cai para um décimo disso - 1,4 germe por hora -, mantendo-se assim por duas horas. Uma dieta de IG baixo certamente reduzirá a proporção à gripes e resfriados.
10. Muitos atletas acreditam que devem ingerir alimentos ricos em açúcar para ter mais energia. Mas, na verdade, uma dieta de IG baixo, durante a maior parte do treinamento, aumenta a resistência. Blair, Louise - Dieta do baixo índice glicêmico - receitas.
Continua!