Quando o IG baixo e IG alto se encontram
Ninguém gosta de comer a mesma comida todos os dias. A vantagem de uma dieta baseada no índice glicêmico é que nenhum alimento precisa ser completamente banido. Basta seguir algumas regras básicas ao ingerir alimentos com IG alto.
As regras
1. Ao consumir um alimento com IG alto, controle o tamanho da porção. Quanto maior o consumo, maior a quantidade de glicose produzida; logo, ao comer menos, você produzirá menos glicose.
2. Sempre que consumir um alimento com IG alto, procure comer também ao menos dois com IG baixo, em porções iguais ou maiores, para diminuir a média do IG nas refeições, o ideal é que um dos acompanhamentos seja uma fonte de proteína, e o outro, uma fruta ou uma hortaliça. Por exemplo, se você decidir comer 25g de cereal matinal no café-da-manhã, inclui 100 ml de leite desnatado e um pêssego fatiado.
3. Evite consumir mais de um alimento com IG alto ou mais de dois com IG médio no mesmo dia. Tente comer menos do que isso. Assim você garante ao seu organismo uma oportunidade real de se equilibrar.
4. Procure acrescentar algo ácido às refeições. Assim como a acidez de um alimento retarda a sìntese da glicose contida nele, um alimento ácido consumido junto com um de IG alto tem o mesmo efeito. Por exemplo, coma meia toranja (grapefruit), com um café-da-manhã com um IG alto ou sirva uma salada de folhas com molho vinagrete para acompanhar uma refeição principal com arroz.
Porções de IG baixo para alimentos com IG alto
batatas 100g
arroz 75g cozido, cerca de 25g crú
pão 1-2 fatias
cereal matinal 25g
tubérculos 100g
pipoca 25g
Continua na próxima semana!