top of page

Blog

Verdades sobre o IG das frutas e hortaliças

Via de regra, as frutas tem IG baixo. O principal açúcar na maioria delas é a frutose, que precisa ser convertida em glicose antes de ser aproveitada pelo organismo, prevenindo assim picos repentinos de açúcar no sangue, que estimulam a rápida liberação de insulina.



O que define o IG de uma fruta?



Acidez

Em geral, quanto mais ácida for uma fruta, mais baixo será seu IG.


Quantidade de fibras

As frutas que contém mais fibras solúveis (como pêra e maçã) apresentam IG menor.


Quantidade de frutose

A maioria das frutas contém uma combinação de três açúcares: frutose, sucrose e glicose. Quanto mais frutose (e menos glicose), ela contiver, menor seu IG.


Processamento

O enlatamento amolecem as fibras da fruta, facilitando sua digestão e aumentando ligeiramente a taxa de produção de glicose. As frutas conservadas em caldas podem conter açúcares que se quebram rapidamente, aumentando seu IG para médio. A fruta na forma de suco também apresenta um IG maior, já que as fibras são eliminadas.


Hortaliças

Como as frutas a maioria dos legumes e verduras tem IG baixo. Embora muitos pertençam ao grupo dos carboidratos, a real quantidade de carboidratos que eles contém é muito pequena.

Além disso, a maioria deles é rica em fibras, o que inibe o IG. Há apenas algumas exceçoes, como os tubérculos ricos em amido (beterraba, pastinaca e couve-nabo) e os doces (moranga), que possuem IG médio. No entanto, isso não significa que você não deva consumi-los, contanto que modere as proporções e que eles não estejam presentes em todas as refeições, não há motivos para se privar totalmente de legumes e verduras com IG alto. Blair Louise - Dieta do Baixo Índice Glicêmico - receitas.


Continua na próxima semana!


Em destaque
Arquivos
bottom of page