top of page

Blog

IG dos carboidratos

Para surpresa geral, grande parte dos tipos de macarrão tem IG baixo. Isso porque a farinha usada em seu preparo (o trigo de grão duro) contém uma proteína que retarda a digestão. As partículas de amido nas massas permanecem quase intactas, o que diminui ainda mais o ritmo da absorção.

O problema nesse caso, é que nós comemos porções muito maiores do que o indicado, aumentando a quantidade de glicose produzida. Prefira macarrão preparado all dente - quanto mais mole maior o IG.

A exceção a essa regra são as variedades que não contém glúten, feitas com farinha sem trigo, que não possuem a cobertura oferecida pela proteína do trigo duro.



Macarão oriental


Alguns tipos são feitos com uma farinha de trigo que contém concentração de glúten, portanto é melhor evitá-los, experimente o macarão oriental transparente feito de feijão, como o harusame, cujo IG é bem baixo.



Tubérculos


Mandioca, mandioquinha e batata são boas fontes de vitamina C, potássio e glutationa, nutriente que combate o envelhecimento, mas seu IG está longe do ideal devido ao alto teor de amido. Quanto mais tarde os tubérculos forem colhidos, maior a quantidade de amido; por isso as batatinhas colhidas precocemente possuem IG baixo. Assim, sempre que possível, opte por elas ou escolha outro tipo de carboidrato com IG baixo. A batata-doce é uma boa alternativa, pois possui IG médio.



Petiscos a base de carboidratos


A maioria dos petiscos (salgadinhos) tem IG alto, e mesmo os mais salgados podem elevar a glicemia rapidamente. Ainda assim a dieta do IG estimula o hábito de lancahar. Comer uma pequena porção de alimentos a cada duas horas, mantém o índice de glicose no sangue mais estável do que quando se fazem apenas três grandes refeições ao longo do dia. Experimente comer castanhas e nozes, sementes, frutas, iogurte ou uma pequena porção de chocolate. Sim entendemos sua surpresa, mais é fato que o chocolate tem um IG baixo, pois apresenta alta concentração de laticínios, uma grande quantidade de gorduras, e ainda, a sucrose, que se converte em glicose lentamente. Blair Louise - Dieta do Baixo Índice Glicêmico - recitas.


Continua na próxima semana!

Em destaque
Arquivos
bottom of page