Verdades sobre o IG dos carboidratos
Para adotar uma dieta de IG baixo, as maiores alterações que você deve fazer na sua dieta normal se refere aos seis alimentos a seguir: pão, cereais matinais, grãos, massas, batata e arroz. Em geral eles representam grande parte da sua dieta e são também os que mais facilmente se convertem em glicose. Mas nada de pânico. A dieta do IG baixo não exclui completamente amidos e carboidratos. O objetico é optar pelos que provocam menor impacto na sua glicemia.
Pão
muitos de nós comemos pão com frequência. Isso não será problema se você optar por pães com IG baixo, ricos em fibras - os integrais e a base de germe de trigo são os melhores, pois a casca resistente que recobre os grãos retarda a conversão da glicose. Pães que levam ingredientes com um IG menor que o do trigo também são uma boa opção. Exemplos desse tipo são o pão de soja e o pão de centeio.
Cereais Matinais
É importante se alimentar no café da manhã para evitar que, num acesso de fome no meio da manhã, você acabe comendo guloseimas com pouco valor nutritivo. Contudo comer uma porção de cereal com IG alto, provocará tanta fome como se você não tivesse se alimentado. Procure evitar os cereais processados e os que contém grande quantidade de açúcar ou mel. Boas alternativas são o farelo de trigo e a aveia.
Arroz
O IG do arroz depende do tipo de amido contido nele - amilase cujas partículas são mais compactadas, ou amilopectina, com partículas mais dispersas. O arroz rico em amilase tem IG menor. Prefira o integral ao branco.
Gãos
Os grãos quase não sofrem processamento, por isso a maioria tem IG baixo. Além disso, contém alto teor de vitamina B e minerais vitais como magnésio e fósforo. Cevada, trigo sarraceno, painço, trigo-cachá e quinoa tem IG baixo; já o cuscuz apresenta IG médio. Todos podem substituir o arroz e a batata como acompanhamento. Blair Louise - Dieta do Índice Glicêmico - receitas
Continua próxima semana, até!