Como mudar
Ao adotar uma dieta de IG baixo e ingerir somente alimentos que provocam um aumento discreto da glicemia, é possível reverter esse processo e prevenir que seu organismo entre em pânico. Isso trará efeitos positivos para as condições e o funcionamento do corpo todo, desde o coração até a pele, e ajudará a emagrecer.
Os alimentos não são iguais
Ao decidir-se por um plano de alimentação baaseado no IG, é importante saber escolher bem o que comer. Existem seis elementos principais que definem o IG de um alimento:
1 - Contém carboidratos?
Alimentos de pura proteína, como carnes, peixes, aves e ovos, e gorduras puras como óleos, manteiga e margarina, não contém carboidratos, portanto, sua ação sobre a produção de glicose é insignificante. Sendo assim, esses alimentos possuem IG baixo.
2. Quanto amido contém e em que forma?
O amido é o ingrediente que se converte em glicose peelo organismo com maior facilidade. Nos alimentos crus, o amido geralmente fica contido em partículas compactas, e o organismo tem dificuldade para quebrá-las. Mas quando essas partículas são alteradas (moídas, na forma de farinha, por ex), o organismo as digere mais facilmente fazendo com que elas se convertam em glicose mais rapidamente.
3. Contém fibras?
O organismo demora mais para digerir alimentos com fibras, razão pela qual os feijões e os grãos (envoltos em uma casca fibrosa) tem IG baixo.
4. Que tipo de açúcar possui?
Há quatro tipos principais de açúcar, alimentos ricos em glicose (como as bevidas isotônicas), dispensam conversão; logo, aumentam rapidamente o açúcar no sangue; já a frutose (o açúcar das frutas) e a lactose (o principal açúcar contido nos laticínios), são convertidos lentamente. Sendo assim a maioria dos alimentos que contém frutose ou lactose tem IG baixo. O quarto açúcar a sucrose, possui IG médio.
5. Contém gordura?
a gordura não afeta a glicose em si, mas reduz o tempo que o alimento leva para passar do estômago ao fígado, diminuindo a produção de glicose.
6. E quanto a acidez?
As frutas cítricas são um exemplo de alimento que contém ingredientes ácidos, nesse caso, ácido cítrico. Entre outros ingredientes ácidos, está o ácido lático, presente nos laticínios. A acidez reduz o progresso dos alimentos pelo organismo e, por decorrência, a velocidade com que ele será convertido em glicose. Blair Louise - Dieta do Baixo Índice Glicêmico - receitas.
Saiba mais na próxima semana!