top of page
.....Busque plena Saúde, através de autoconhecimento e prevenção....
Iridologia
Iridologia

A observação das alterações no olho  e nas estruturas associadas existem desde que os homens se olham uns para os outros.

 

Na Medicina Tradicional Chinesa encontramos indicações tanto de HIPÓCRATES quanto de FILOSTRATUS (3 séc. antes de Cristo), dizendo que se pode reconhecer o caráter de um homem através de seus olhos.

 

A primeira publicação nos tempos modernos sobre os sinais na íris e seu significado diagnóstico, foi realizado por PHILLIPUS MEYEN. Em 1670.

 

Mas em tempo atual a Olho-diagnose segundo PÉCZELY, sofre da "historinha da coruja". Segundo esta, o jovem Ignaz quebrou a perna de uma coruja e logo observou o surgimento de um risco escuro na íris do pássaro, (no local correspondente a perna). A este fato deve-se o nascimento da Irisdiagnose, (LINDEMANN, Gunther - Manual de Iridologia, pág 15-16).

 

A Íris é um Universo, e quanto mais se souber a respeito deste Universo, maior a aplicabilidade da Iridologia (Irisdiagnose). Este Universo é identificável e inteligível, através da Ìris, que retrato talvez o mais perfeito microsistema que existe, fornecendo como nenhum outro método informações únicas e ímpares de cada indivíduo. (LINDEMANN, Gunther - Manual de Iridologia).

 

A Iridologia, exige  hoje em dia a análise do olho inteiro como área diagnóstica e funcional. Somente sobre este prisma que o lho do paciente pode ser plenamente explorado para ter significado no diagnóstico. Desta forma pode-se diagnosticar os sintomas físicos e emocionais presentes no paciente, dando-lhe um caminho a seguir.

 

O tratamento se dá unicamente através de subsídios naturais - pela Fitoterapia Brasileira ou Chinesa, uso de Vitaminas e Sais Minerais extraídos de seu meio natural e Alimentação.

 

 

 

 

 

 

Caminhando pela Íris se reconhece quatro padrões básicos , simbolicamente descritos como:
 
Tipo Flor
Jóia
Corrente 
Agitador (Ponta de Lança)
 
Que se assemelham as estruturas encontradas na natureza. A Flor um habitante sazonal e temporário numa campina, atrai por sua beleza e frescor; O Jóia, como uma gema preciosa, se define por um processo de compactação que refina e comprime o material até sua forma cristalina final; O Corrente é representado pela água, que em tudo penetra e faz parte de tudo. O Agitador o que dá forma e vida as coisas.
Esses quatro padrões são um símbolo de toda a eternidade. (JOHNSON, Denny - O Olho Revela...., pág. - 22).
Wiliers Iridólogo
Iris Tipo Flor
A personalidade do Tipo Flor nos traz a alegria e a vitalidade. Sem as suas coloridas demonstrações de emoções e seus gestos, o mundo seria um lugar muito chato e sem vida.
São pessoas "exibidas" e usam seu corpo para demonstrar ativamente suas emoções.
 
Elas podem ser sexy e flertar num primeiro momento, mas logo em seguida mudam de ideia e voltam-se para qualquer outra coisa. A mudança é a marca registrada da personalidade tipo Flor.
 
São as mais sociais e espontâneas de todas as personalidades. A maneira como liberam rapidamente as energias deixam as outras pessoas muito presas à uniformidade da vida cotidiana.
 
Elas circulam com a maior desenvoltura pelas situações sociais, contando piadas e histórias a qualquer um que se disponha a escutar, adoram estar no palco, com o mundo na plateia.
 
Estas pessoas que gostam da música também são dotadas de outras formas da criatividade. A maneira automática com que liberam suas ideias e emoções faz delas pessoas românticas em relação aos outros e aos lugares. É muito comum serem pessoas do mundo dos espetáculos, inventores, artistas, escritores e atores.
 
As vezes se saem mal e precisam de períodos de descanso para superarem os estados de exaustão e depressão em que se deixam cair. Quando passam algum tempo silenciosos e quietos, um caleidoscópio de paixões interiores invadem suas cabeças e mais uma vez borbulham com a descoberta de uma nova onda de entusiásmo. (JOHNSON, Denny - O Olho Revela...pág. -28).
 
 
 
Tipo Joia/Gema
Os padrões Joia indicam uma pessoa intelectual, o pensador. Essas pessoas tem muito talento para análise e diálogo verbal. Os Joia são o tipo que mais demora para mudar.
 
Eles precisam analisar cada parte de qualquer coisa antes de aceitar e incorporá-la em sua cabeça. Quem poderá negar as qualidades duradouras do intelecto e da expressão pessoal?
 
Desde o começo dos tempos, esses atributos são os meios pelos quais se formam as grandes civilizações e se distinguiram as grandes mentes.
 
O temperamento Joia é sensível e inquisidor. Sua natureza intensa e objetiva, permite que sua mente penetre nos mais íntimos desvãos da imaginação humana ou passe horas examinando as cores da asa de uma borboleta. Os Joia são os observadores mais penetrantes do teatro da vida e em geral passam a vida procurando desvendar seus inúmeros mistérios.
 
Sua singularidade é bastante adequada a soluções de problemas e para a criatividade mental.
 
Muitas vezes são filósofos, críticos e planejadores. São dotados de excelentes capacidades para a conversa, persuasivos e inspiradores, podem tornar-se grandes líderes. As vezes, o autocontrole e suas qualidades mentais dá-lhe a aparência de arredios ou presunçosos. Quando essas capacidades analíticas e verbais não são expressadas, os Joia podem sentir-se frustados e ansiosos.
 
Contudo, a personalidade do tipo Joia continua sendo uma pedra angular da civilização. A compreensão e o bom senso com que contribuem para a sociedade os habilita a serem chamados de "rocha dos tempos". (JOHNSON, Denny - O Olho Revela..., pág. - 24).
 
 
 
 
Tipo Corrente
Não existe nada nesse mundo como a personalidade corrente. Ela combina todas as qualidades da Joia e da Flor de maneira muito sua. A palavra que mais descreva um corrente é sensibilidade - física, mental e intuitiva.
 
Esta qualidade vem do fato de ser automaticamente receptiva a tudo. Seu organismo funciona como as luvas do pegador de beisebol para tudo o que funciona a sua volta.
 
Imagine um corrente com milhares de bigodes de gato tateando em todas as direções. A menor mudança ou incidente é imediatamente sentido por ele, que é sempre "tocado" por tudo, devido a sua combinação de sensibilidade das naturezas da Flor e da Jóia. O corrente é um radar ambulante da vida.
 
Esta sensibilidade ampliada e esta sutil reação física à vida o mantém num estado de movimento constante e serena intranquilidade. Por isso, o corrente raramente se detém o tempo suficiente para curtir a si mesmo.. Ainda assim talvez estas sejam as pessoas mais bonitas. Sua sensibilidade é ao mesmo tempo um dom e um desafio.
 
Há uma grande lição no dar e receber na personalidade corrente. Seu organismo se torna uma tubulação de vitalidade natural, enquanto a energia da sua vida vai pulsando dentro e fora delas.
 
Essa transferência desinibida de energia vital entre pessoas cria o bem-estar físico, mental e espiritual.
 
Para os correntes, isto também faz com que sejam fisicamente os mais atraentes. Os correntes proporcionam o caminho para o fluxo de nutrientes essencial. Sem eles o planeta murcharia  e estaria morto. (JOHNSON, Denny - O Olho Revela - pág. - 32).
 
 
 
 
                                                                Agitador
 
Os Agitadores são extremistas, talvez sejam as pessoas mais raras no mundo, o que provém do fato de possuírem os padrões Jóia e Flor ao mesmo tempo. A combinação destes dois opostos extremos pode levá-los a grandes alturas de originalidade e realização, ou atraí-los nas profundezas da autodestruição e da violência contra sí mesmo.
 
O padrão clássico dos agitadores é o grande sucesso e o grande fracasso. Eles são um paradoxo vivo. A mistura de opostos faz com que se tornem fanáticos de novos conceitos e idéias. A dedicação e a lealdade são suas marcas, eles tem a tenacidade de um buldogue, que os leva a enfrentar todas as coisas estranhas. Raramente os
 
Agitadores seguem pelos caminhos normais da vida, já que eles tendem ao pioneirismo. Em geral são inventores, exploradores ou motivadores. Sua tarefa é expandir os limites das barreiras auto-impostas do homem e perfurar o escudo dos valores tradicionais. É por isso que merecem o epíteto de "ponta de lança". A mistura de opostos. (JOHNSON, Denny - O Olho Revela - pág - 27).
 
 
 
 
 
 
bottom of page